você tem mais de
18 anos de idade?
SIM, EU TENHO!
NÃO TENHO   :/

BLOG

Qual a melhor forma de servir uma cerveja?

Vamos aprender como aproveitar sua cerveja desde o momento de colocá-la no copo

             Seja no churrasco, no almoço ou em um happy hour a cerveja sempre está presente no dia-a-dia de um verdadeiro apreciador deste elixir. Muitas vezes servida por algum amigo com o famoso ‘’completa aí’’, ou pelo garçom depois do ‘’comandante, desce mais uma’’, a garrafa ou lata é manipulada de diversas formas até o líquido ir para nossos copos e canecas, mas muita gente não sabe que a forma como colocamos a cerveja no recipiente em que a beberemos também influencia no seu sabor e sensação final. Pegue sua cerveja, abra com cuidado e descubra se a forma como a colocou no copo é a adequada.

 

             Se você sempre acompanha os posts aqui do blog já sabe como armazenar sua cerveja, então quando chegar a hora de servir já está com meio caminho andado para aproveitar sua cerveja da melhor forma.

            O maior cuidado aqui é não pegar a garrafa ou lata pelo centro. Com certeza já aconteceu de você ir pegar uma breja ‘’trincando’’ e quando tocou no centro dela viu surgir um iceberg de lúpulo. Isso ocorre porque sua mão está bem mais quente do que a garrafa ou lata, por isso vemos uma camada de gelo se formar, o gás carbônico se desprende das extremidades do recipiente, causando uma reação em progressão que congela todo o líquido.

        Então, ao retirar a cerveja do ambiente refrigerado, dê preferência para pegar pelo pescoço, no caso das garrafas, ou pela parte de cima das latas, pois são as regiões onde há menos líquido, logo, menos chances de o choque térmico causar o congelamento.

 

             Esse tópico se aplica só para as cervejas de garrafa. Hoje em dia se tornou moda ter abridores estilizados ou ter técnicas variadas para abrir a tampinha. Torcer no antebraço ou girar segurando com os dentes são algumas das táticas utilizadas, mas claro que são nenhum pouco recomendadas.

             Deve-se ter cuidado ao manipular a cerveja, evitar ao máximo chacoalhar a garrafa para evitar que aconteçam traumas com o líquido. Esses métodos que utilizam outras formas além do nosso velho e querido abridor tradicional não devem ser utilizados. Então quando pegar a cerveja, pense duas vezes antes de abrir ela de um jeito alegórico só para impressionar os amigos, pense em impressioná-los explicando o porquê de abrir corretamente.

 

             Existem copos coringas, que servem para todo o tipo de cerveja. As famosas tulipas, o nosso querido copo americano e até mesmo o bom e velho copo plástico podem ser utilizados. Para copos de cristais ou vidro, é de suma importância que seja tomado um cuidado na lavagem, evitar detergentes com aromas próprios, lavanda por exemplo, pois poderá afetar na sua percepção dos verdadeiros aromas da cerveja. Copos engordurados ou mal enxaguados também prejudicam na degustação final.

            Um copo mal lavado é facilmente identificado. Basta observar a formação de espuma e se há presença de bolhas que sobem pelas paredes do copo. As bolhas estão ligadas ao gás na cerveja, quando colocamos a cerveja no copo é normal elas aparecerem, a questão é caso se prendam na parede do copo ao subirem indica que o copo foi mal lavado. Pode haver gordura mal retirada ou resto de detergente, fazendo com que essas bolhas não se juntem à espuma, que por sua vez se for mal formada é outro indicativo de copo sujo. Isso, no melhor cenário, indica somente que a cerveja não será apreciada da melhor forma. Esse link é de um vídeo que uma cervejaria americana fez explicando um pouco sobre essa questão, vale a pena dar uma olhada.

             Em suma, é legal utilizar um copo feito para o estilo a fim de perceber o porquê dele ser desse jeito, talvez possamos escrever uma nova matérias sobre os diferentes tipos de copos. Esses copos específicos são para realçar as notas, para manipular os condimentos ou para manter a temperatura; mas não quer dizer que cada estilo precisa obrigatoriamente ser apreciado com um único copo, o que sempre irá valer é a condição do copo. Se ele estiver limpo, em temperatura ambiente e conseguir servir de receptáculo para seu líquido sagrado, irá desempenhar bem a sua função.

             Um último detalhe relacionado aos copos é a forma como cada um deles tem de formar a espuma da cerveja e por falar nela vamos entender o porquê dela ser tão importante.

[caption id="attachment_853" align="aligncenter" width="1004"] Exemplos de diferentes tipos de copos.[/caption]

 

             Se você já cometeu o erro de pedir sem colarinho tudo bem, aqui vamos entender o motivo dele ser essencial para a cerveja. Nunca mais peça sem espuma.

             A espuma é o principal escudo da cerveja, ela protege o líquido mantendo seus aromas concentrados ali no copo, além de exercer o papel de isolante térmico, prolongando assim a temperatura ideal da cerveja. E a espuma também é responsável por manter o gás da cerveja longe do contato com o oxigênio.

             Então, agora que você já sabe que o colarinho é nosso amigo divulgue essa palavra para seus amigos. Mas como fazer para tirar o colarinho perfeito? Se liga no próximo tópico.

 

             Você tirou a cerveja da forma correta da geladeira, abriu ela calmamente, escolheu um copo limpo e sabe que precisa deixá-la com espuma. Bateu a tensão, como derramar a cerveja no copo e fazer com que a proporção de cerveja e espuma estejam perfeitas?

             Existe macete, técnica ou maneira perfeita de despejar a cerveja? Sim e não. Se você pesquisar na internet verá que inúmeros sommeliers explicam ‘n’ formas de servir a cerveja. Mas reunimos o que as técnicas têm em semelhante para chegar em um denominador comum.

             Segure o copo escolhido próximo de 45º controlando para que a cerveja desça no meio da lateral do copo que está virada para baixo, sem encostar a garrafa ou lata no copo. Quando o líquido já tiver atingido a metade do copo, endireite-o de forma ereta e conclua o preenchimento afastando a garrafa do copo até que a espuma seja formada e esteja no limite da boca do copo.

             Claro, um pouco de cerveja poderá escorrer para fora do copo, mas isso é normal e dá um aspecto embelezador para a cerveja na hora das fotos. Não se assuste se a proporção de espuma tomar boa parte do copo nas primeiras tiradas, assim como tudo na vida a perfeição virá através da repetição. Mas porque digo que não há consenso na tirada e no serviço da cerveja? Pois depende de diversos fatores, o copo talvez seja o principal novamente. Cada copo irá reagir de um jeito. Uns formam mais espuma, outros menos devido ao seu formato e tamanho. Também depende do estilo de cerveja que você está servindo, uma Cream Ale possui espuma mais densa e talvez seja mais difícil tirar o colarinho perfeito dela, já as Stouts possuem mais potência no gás, logo, formaram uma espuma com mais facilidade.

[caption id="attachment_852" align="aligncenter" width="1173"] Esquema para tiragem perfeita.[/caption]

 

             Que bom que o mundo cervejeiro é aberto para inovações, tentativas, sugestões e adaptações. A única regra é curtir o momento. Entenda a complexidade que envolve o simples ato de servir uma cerveja, mas não se prenda nem deixe que isso se torne um ritual. Acerte, erre, melhor e compartilhe, só nunca deixe de levantar seus copos pro alto e brindar momentos felizes!

             Conta pra gente aqui nos comentários suas dúvidas ou sugestões, um brinde e até a próxima.

Visite nossos bares para uma experiência única em provar deliciosas cervejas:
  •         Cathedral Fábrica Bar
    •         Av. Dr. Alexandre Rasgulaeff, 5733 – Jardim Real, Maringá – PR, 87083-000
    •         Telefone: (44) 3246-2796
      •         Horário de funcionamento:
      •         Fechado às segundas
      •         Terça, quarta e quinta: das 18h à 01h
      •         Sexta e sábado: das 18h à 01h30
      •         Domingo: das 18h às 23h
  •         Cathedral Sports Bar
    •         Av. XV de Novembro, 170 – Zona 01, Maringá – PR, 87013-230
    •         Telefone: (44) 3354-6193
      •         Horário de funcionamento:
      •         Segunda: das 11h à 00h
      •         De terça a sábado: das 11h à 01h
      •         Domingo: das 11h às 23h
      •         Almoço: de segunda a domingo, das 11h às 15h
  •         Cathedral Burger Bar
    •         R. Paranaguá, 37 – Zona 7, Maringá – PR, 87020-190
    •         Telefone: (44) 3305-9889
      •         Horário de funcionamento:
      •         De segunda a quarta: das 18h à 00h
      •         De quinta a sábado: das 18h à 01h
      •         Domingo: das 18h à 00h

Curiosidades | 21/10/2019

NÃO PERCA TEMPO NA FILA

RESERVE SUA MESA CLICANDO AQUI

Baixe o aplicativo Get in para acompanhar nossa fila de espera e entrar nela de onde estiver.
Disponível na PLAY STORE e APPLE STORE.

BAIXE O APLICATIVO DE FILA DE ESPERA

seg Fechado

ter 18:00 – 01:00

qua 18:00 – 01:00

qui 18:00 – 01:00

sex 18:00 – 01:30

sáb 18:00 – 01:30

dom 18:00 – 23:00

Certificado de
Excelência 2019